Skip to content

Captcha é inacessível e fácil de burlar

10 de maio de 2009
tags:

CAPTCHA é uma aplicação baseada em leitura de texto ou tarefas de percepção visual utilizada para a segurança de um site, impedindo que bots entrem no sistema.

Captchas são inacessíveis, alguns mostram uma imagem para que visualizemos e assim digitarmos seu conteúdo termos acesso ao sistema ou site, a pessoa com deficiência visual não consegue visualizar aquela imagem, portanto não acessa a página na qual precisaria acessar.

Muitas das vezes pessoas com boa visão também não consegue visualizar alguns captchas, como é o caso da imagem abaixo que é um captcha para entrar no gmail para caso erramos o login ou senha, com muito custo conseguimos visualizar o que está escrito na imagem para digitarmos e validarmos nosso acesso.

Para suprirem essa necessidade, alguns captchas usam também um áudio de apoio, porém usuários com deficiência auditiva também não consegue acessar, partindo do principio que é muito dificil de identificar a imagem de um captcha. Tentando solucionar alguns problemas, alguns captchas possuem javascript para perguntas matemáticas ou de perguntas de sentido comum, porém eles podem ser burlados facilmente por spammers, cracks ou hackers, eles conseguem ser lidos por inteligência artificial.

Existem alguns projetos como BREAKING, AICAPTCHA e PWNTCHA que demonstram que a maioria desses sistemas que se utilizam de reconhecimento ótico de caracteres podem ser quebrados por computadores. Na realidade temos até a tecnologia OCR, que leem imagem e transformam em um texto, assim como acontece quando scaneamos algo e conseguimos “pegar” textos da imagem escaneada. No Google facilmente encontramos maneiras de se burlar um captcha, segue o link com uma lista para isto: http://migre.me/12Kg

Alguns exemplos de captchas está neste endereço: http://www.oddee.com/item_96665.aspx .Todos eles não são acessíveis e fáceis de serem burlados.

Se vendo que o captcha é algo inacessível e fácil de se burlar porque muitos desenvolvedores ainda insistem em tê-lo em seus sistemas? Porque não procuramos outros meios de fazer nossa web mais segura sem também tenhamos que deixar de lado os deficientes visuais, usuários de mobile entre outros.

About these ads
5 Comentários leave one →
  1. Flaschmann permalink
    10 de maio de 2009 18:42

    Realmente,

    Tem muitas vezes que é impossivel ler o que ta escrito nessas coisas… opções para validar senha são necessárias…

  2. 28 de setembro de 2010 23:58

    “Se vendo que o captcha é algo inacessível e fácil de se burlar porque muitos desenvolvedores ainda insistem em tê-lo em seus sistemas?”

    Falta de humanismo. Milhares de pessoas que gostam e/ou trabalham com a internet viraram robôs. Foram programadas pra se defender de spammers e não se dão conta de que existem pessoas, seres humanos utilizando esses serviços.

    Captcha é uma humilhação. Eu me sinto um retardado tendo que digitar letrinhas pra provar que sou humano.

  3. 11 de outubro de 2011 17:07

    um dia estava navegando pela net e vi um captcha no qual o objetivo era remontar imagens.
    eram partes separadas na qual teria que imenda-las.

  4. Renato permalink
    7 de novembro de 2011 19:56

    eu odeio essas coisas que só prestam pra encher o saco

  5. Rafael permalink
    21 de novembro de 2011 11:08

    A receita federal usa essa merda, vive travando, vive bugada…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: