Skip to content

Projeto final apresentado – Acessibilidade

22 de dezembro de 2009

Olá leitores do meu blog desatualizado. Essa desatenção desatenção ao blog possui uma justificativa, estava cursando uma pós e nesses ultimos 2 meses, estava fazendo a monografia.

Apresentei meu projeto final no sábado passado, dia 19 de dezembro. Prometo que em 2010 estarei atualizando o blog com frequência.

Estava fazendo o curso de especialização de Ergodesign de Interfaces – Usabilidade e Arquitetura da informação na PUC- Rio, sim o nome do curso é grande assim mesmo.

Este curso me foi de grande valia, aprendi bastante sobre essa área, avaliações heurísticas, avaliações  cooperativas, card sorting, enfim um mundo de coisas.

Mas o que quero  falar, é que consegui unir minha paixão por acessibilidade com este curso, e quanto mais sei sobre o assunto, mais precisarei aprender.

E como não poderia ser diferente, desenvolvi meu projeto final voltado para acessibilidade. Usei a rede social Acesse sendo a interface a ser avaliada.

Um dos professores mais importantes neste curso foi   o prof. Edson Rufino (@edsonrufino) , ele conseguiu me direcionar bem com a minha pesquisa, porque ele também tem seus estudos voltados para esta área. Também não posso deixar de agradecer atenção dos outros professores.

O meu objetivo da pesquisa foi avaliar acessibilidade da rede social, fiz uma avaliação de conformidade do WCAG 2.0 e avaliação cooperativas com cegos.

Percebi a grande importância de avaliar os projetos a partir do WCAG 2.0, apesar de difícil interpretação, a validação do projeto a partir do WCAG. Assim se consegue um melhor aperfeiçoamento quanto a acessibilidade nos projetos. É claro que não podemos esquecer das avaliações com usuários que usarão a interface em questão, sempre descobrimos coisas que os usuários precisam.

Segue abaixo minha apresentação com a avaliação da rede social Acesse que fiz para meu projeto final.

3 Comentários leave one →
  1. 23 de dezembro de 2009 9:42

    Parabéns Taynara!

    Que você consiga aplicar todo o conhecimento adquirido no curso de forma inteligente.

    Boa sorte!

  2. Francke Peixoto permalink
    24 de dezembro de 2009 17:01

    Parabéns tay!! Sua apresentação ficou muito maneira!!!!!

  3. 29 de dezembro de 2009 20:01

    Parabéns Taynara.
    Pela tua apresentação deu para ter uma boa noção do teu trabalho.
    Eu já havia ouvido falr a respeito dessa comunidade, mas não tinha muitas informações sobre ela. E como há detalhes importantíssimos que temos que cuidar em um site, blog, comunidades…, para torná-los acessíveis né.
    Não vejo a hora de poder ler todo teu trabalho, fiquei bastante curiosa e motivada, para continuar o meu artigo. E brigadão pelo apoio, pois tu és a 1° pessoa que trablha comk acessibilidade em que eu pude “trocar figurinhas” hehe.
    Abraços.

Deixe uma resposta

